terça-feira, 30 de junho de 2020

inteligencia artificial

Inteligência artificial

Crescimento exponencial e atendimento personalizado, dois sonhos de qualquer empresa, são aparentemente opostos – mas podem acontecer ao mesmo tempo graças à inteligência artificial (IA). Companhias como a gigante do fast food McDonald’s e o unicórnio brasileiro de planos de academia Gympass compraram, em 2019, empresas de inteligência artificial. Para valer a pena, investimentos como esses terão de trazer resultados visíveis no ano que vem. 

Essas empresas levaram o desenvolvimento de inteligência artificial para dentro de casa por dois motivos. Primeiro, porque a tecnologia se tornou fundamental. "A análise baseada em IA se tornará cada vez mais uma extensão natural da automação, permitindo que as empresas obtenham maiores insights de rede, beneficiando a segurança, disponibilidade e agilidade geral dos negócios”, afirma Keerti Melkote, da área de Intelligent Edge da Hewlett Packard Enterprise e fundador da Aruba Networks. Segundo, porque a tecnologia está se democratizando. A computação em nuvem (outra tendência para 2020) e as APIs (interfaces de programação de aplicativos) dão acesso a ferramentas de IA e machine learning para empresas relativamente menores.

“Em 2020, companhias voltadas a produtos com IA vão incorporar elementos de reforço de aprendizado e compartilhamento de dados em larga escala, para se manter competitivas”, disse Tatianna Flores, chefe do laboratório de inteligência artificial da empresa de TI Atos. “Em 2019, aplicações de AI para questões específicas da indústria se tornaram commodities”. A vantagem competitiva deixa de estar na mera presença da tecnologia, e se desloca para a criatividade de uso e em sua integração. “Hoje, todos estão em processos para se tornarem digitais, fazendo mais ou menos as mesmas coisas, acessando mais ou menos os mesmos recursos e as mesmas informações”, diz Cesar Gon, CEO da CI&T. “O que vai nos diferenciar é a ousadia de tentar desbravar, criar novos caminhos”.

e-Palette, veículo autônomo e elétrico da Toyota para transportar atletas na Olimpíada de Tóquio (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário