O presente artigo ressaltará sobre a relevância da aplicabilidade da tecnologia como aliada ao ensino da língua estrangeira, especificamente à língua inglesa. Evidenciando a inserção destes recursos inovadores propomos mudanças metodológicas acerca do trabalho dos educadores e, também, da aprendizagem dos envolvidos. Esses, por sua vez, ao ter contato com um recurso já dominado e que não é explorado como recurso didático passa a ver essa nova proposta como desafio, de modo interacionista, e, assim, passa a usá-la, agora, como material didático, conduzindo os aprendizes para um maior aproveitamento e rendimento. E, com isso, o discente passa a desenvolver suas competências e habilidades comunicativas. Há a ênfase nas mudanças comportamentais de alunos e professores, resultantes dessa nova forma de conceber o ensino-aprendizagem da língua inglesa, dentro de um ambiente de aprendizagem informatizado e mundialmente interligado por recursos tecnológicos. É perceptível e inegável que o uso da tecnologia como prática pedagógica é um recurso potencializador do processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, pois faz com que o aprendiz desenvolva as quatros competências: leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e compreensão (listening). Promove-se, então, o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes a partir das oportunidades para enfatizar a interação, cooperação e colaboração.
Palavras-chave: Ensino da língua inglesa, tecnologia, transformações.
1. INTRODUÇÃO
Diante do momento atual, em que o mundo se encontra mais conectado aos mecanismos tecnológicos existentes, ele é mais globalizado do que em outros momentos. A partir da inserção da tecnologia obtivemos mais complexabilidade na troca de mensagens, e, contemporaneamente, estamos vivenciando uma avançada tecnologia informativa, comunicativa e que distribui, além de conhecimento, entretenimento para seus usuários. A educação e o processo de ensino necessitam se integrar a essas transformações em seu contexto escolar. Com isso, precisamos trabalhar de forma integrada ao processo pedagógico, pois essa é uma forma de aproximar a geração que está nos bancos escolares. É necessário propiciar, aos aprendizes, o contato com o conhecimento científico considerando sua realidade e conhecimento de mundo. A tecnologia é uma ferramenta importantíssima em que não se pode falar deixar de lado no processo de ensino e aprendizagem.
O uso da tecnologia deve estar integrado com os métodos e atividades em sala de aula. Um dos maiores desafios no processo de ensino da língua estrangeira é abandonar certos paradigmas, conceitos didáticos e maneiras de educar. As aulas de língua inglesa são ministradas, em muitas das vezes, por meio de modelos estruturados, sólidos e previsíveis. E, muitos educadores e instituições públicas, não se encontram preparados para incorporar o potencial, a flexibilização, o interacionismo e o nivelamento que o uso dessas ferramentas promove no ensino de línguas. Nos últimos anos, com o avanço tecnológico, o ensino de língua inglesa recebeu diversos auxílios advindos das novas tecnologias. Estamos em um novo tempo no qual estamos expostos à novos meios e maneiras de compreender, perceber, (re)aprender e sentir a afetividade, (re)significando conceitos e imaginação, processos esses resultantes do advento da tecnologia e de suas nuances.
Apesar de o processo de ensino e aprendizagem privilegiar a cognição, os jovens estudantes não se interessam tanto pelos conteúdos e temas de estudos como relações que se estabelecem (ou podem ser estabelecidas), mas com o que ocorre nessa metodologia. Foi a partir dos anos 90 que a tecnologia surgiu de modo sistemático e intenso no Brasil e passou a ser usada em diversas esferas da sociedade. Essa tecnologia que, se trabalhada de modo coerente e bem aplicado pelo educador, torna eficaz sua prática de ensino. Dessa forma, propõe-se uma didática metodológica diferenciada e prática que pode ser inserida no plano de aula com atividades motivadoras, prazerosas, multidisciplinares e integrando as inovações tecnológicas da informação (TDICs) e ligadas à uma abordagem comunicativa, facilitando o processo educativo do ensino – aprendizagem da língua em estudo.
O surgimento da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) e sua inserção no processo de ensino da língua inglesa desencadeou novas reflexões, inspirações e interações profundas sobre a formação da história educacional e de sua dinamicidade. Percebe-se que a sociedade caminha para ser toda informatizada, e, assim, não podemos ficar sem trabalhar com esse suporte pedagógico enquanto toda a sociedade lhe faz uso. As tecnologias e os gêneros digitais invadem os espaços de relações e que podem ser mediatizadas com o currículo. Podemos nos apropriar e usufruir da tecnologia da informação e comunicação e dos gêneros digitais para propiciar, aos envolvidos, o contato com o saber científico, com base em seus conhecimentos empíricos. Utilizar gêneros digitais não se trata de usar a tecnologia de maneira supérflua e/ou de modo eventual, mas sim de modo integrado com as atividades propostas em sala de aula.
Propondo aulas de língua inglesa mais dinâmicas, interessantes e interativas ao público envolvido, temos como objetivo promover, neste estudo, um ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo. Nas últimas décadas, vários autores foram os precursores a desenvolverem pesquisas relacionadas ao uso da tecnologia e os recursos que a informática desenvolve na aprendizagem humana, tais como: Taylor (1980); Mendonça e Ramos (1991); Pierre Lévy (1993); Gravina e Santa Rosa (1998); Ferreira (1998); Campos, Cunha e Santos (1999); Paula e Reis (1999); Costa, Oliveira e Moreira (2001); Coelho, Fleming e Luz (2002); Melo, Santos e Segre (2002), dentre outros. A mediação realizada pelo docente transformará esses discentes envolvidos em grandes potencializadores do processo de ensino-aprendizagem. Introduzir as tecnologias na escola e nas atividades potencializa esse aprendizado.
Cotidianamente, esses educandos estão em contato contínuo e quando essas ferramentas passam a fazer parte das atividades o aluno que já tem um conhecimento sobre o uso das ferramentas tecnológicas não sentirá dificuldade em lhe manusear. É nesta busca que se percebe que, nos dias atuais, o modo de aprender de nossos educandos mudou radicalmente e que as abordagens devem incluir os recursos tecnológicos e os gêneros digitais. Não se pode ignorar a grande relevância que a tecnologia tem no processo de ensino e aprendizagem. Isso não significa que a tecnologia detém o poder e primazia de promover todos os procedimentos e progressos na educação. Antes de tudo, a tecnologia precisa ser entendida como mais um mecanismo que auxilia a construção do conhecimento.
2. RECEIO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Muitos educadores ainda não estão preparados e receiam o uso das TICs, sentindo-se incapazes e até despreparados para o manuseio dessas tecnologias. Porém, estamos no XXI e precisamos ter consciência de que é um recurso importante e poderoso no viés do ensino-aprendizagem. Precisam estar capacitados para interagir com uma geração informatizada, mesmo aqueles discentes que se envolvem pouco com a máquina e/ou com os aparatos tecnológicos. Discentes têm certas habilidades e são envolvidos rapidamente pelos recursos que a tecnologia proporciona. Os estudantes mostram-se mais acolhedores às novidades tecnológicas, porque os aparatos tecnológicos e o acesso à internet provoca curiosidade, entretenimento e facilidade pela exploração do conhecimento científico que se via tecnologia colocada à disposição. Trabalhar com a informática, internet e recursos tecnológicos é imprescindível no processo de ensino. Assim, Almeida (2005, p. 96) reitera que:
[…] utilizá-la para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua. As tecnologias da informática levam o indivíduo a desenvolver a imaginação, observação, criatividade, formar julgamento, pesquisa, classificação, leitura, análise de imagens, pensamento experimental e hipotético.
É perceptível que a prática pedagógica não está mais sintetizada na relação docente- discente. Na atualidade, surge um grande desafio no processo de ensinar e aprender: romper práticas dos educadores que, por muitas vezes, são engessadas, mecanicistas e tradicionais em seus métodos. O fenômeno da tecnologia tem revolucionado fronteiras e se materializa em diversos espaços, contribuindo, assim, para com uma aprendizagem efetiva vinculada à conhecimentos apreendidos no ambiente escolar. Com a aplicabilidade passará a tê-la como instrumento significativos na vida prática e cotidiana desses educandos. Compreendendo a tecnologia como ferramenta no elucidar de novos pensamentos, valores, concepções, práticas e ideias quebrando diversos paradigmas a prática docente se torna mais atrativa. A divulgação de informações nunca teve tanta rapidez quanto nos dias atuais, pois a informatização propõe a democratização do conhecimento. Por outra vertente, surge um enorme desafio aos educadores.
As novas tecnologias têm influenciado o mundo e, também, a área educacional, realçando a importância para o desenvolvimento dos aprendizes. No computador, tablet e smartphone pode-se criar e acessar diversas estruturas que conduzem o educando a realizar experiências imagináveis em seu mundo real que possibilitam averiguar seus resultados de maneira instantânea. Com a criação das ferramentas tecnológicas o ser humano não mais interage como em décadas anteriores. Elas têm transformado a vida de todo o planeta. A tecnologia no meio educacional é uma realidade e que, anos atrás, era algo imaginável.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oferecem ganhos significativos, visto que fazem com que o discente amplie seus saberes para uma nova realidade. Propõem, ainda, alternativas de aprendizagem de modo integrador, interativo e cooperativo. Escola e professor precisam estar preparados para essa nova realidade para que, assim, possam desenvolver, nesses educandos, capacidades e competências de reflexão, análise e transformação de seu conhecimento prévio na busca por novas informações e, consequentemente, produz novos saberes. De acordo com Lévy (1999, p. 96):
A Internet, são os principais instrumentos de acesso ao conhecimento em nossos dias. Com isso, é preciso que os professores mostrem-se cada vez mais conscientes da responsabilidade de oferecer ao aluno as habilidades que necessitarão para que sejam bem sucedidos em suas carreiras. Dentre essas habilidades, destaca-se o domínio da tecnologia de informação, com a capacidade técnica de leitura e interpretação de dados. Isso porque, nos dias de hoje, a informação está acessível a todos, não apenas nas já conhecidas formas de publicação, como livros, revistas, jornais e periódicos, mas, principalmente, no meio virtual, na Internet.
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